top of page

Avicultura

Quem é que não conhece ninguém que cria algumas galinhas em casa (o tal do "frango caipira")? Seja para consumo da carne ou dos ovos, o fato é que, em alguns casos o consumo é feito localmente, sem finalidade comercial, e em outros casos, o excedente é comercializado em feiras e mercados.

Segundo levantado pelo autor da dissertação, em 2014 a produção de carne de frango no Brasil chegou a mais de 12 milhões de toneladas! Mais de 2/3 dessa quantidade foi consumida internamente, e o restante foi exportado. Já em relação à produção de ovos, também em 2014, foram produzidos mais de 37 bilhões de unidades, praticamente todos consumidos no país.

As aves podem ser criadas de 3 maneiras diferentes:

  • Extensiva: produção de subsistência; os animais são criados soltos;

  • Semi-intensiva: produção em pequena escala; os animais são criados em regime semiaberto;

  • Intensiva: para grande escala; animais confinados em grandes galpões com até milhares de aves em cada um.

Quando falamos de avicultura intensiva, as aves são criadas para gerar a maior quantidade de carne e ovos no menor tempo possível. Assim, as granjas de grande porte são equipadas com sistemas de climatização e iluminação, que costumam consumir grande quantidade de  energia elétrica para seu funcionamento.

Além disso, as aves geram grande quantidade de resíduos, que são chamados de cama-de-frango. Este resíduo é basicamente é composto pela cobertura onde as aves se acomodam (por exemplo, palha ou serragem), juntamente com todo o excremento gerado por elas. Além disso, a própria decomposição da cama-de-frango gera gases de efeito estufa, como metano e gás carbônico.

Provavelmente você nunca parou para pensar na quantidade de cama-de-frango gerada em uma granja de grande porte, não é mesmo? São números realmente assustadores. e imagine o impacto ambiental que ocorreria se toda essa cama-de-frango fosse descartada de qualquer jeito... A boa notícia é que é possível aproveitar todo esse resíduo para a gerar energia elétrica (pela queima do biogás gerado na decomposição da cama-de-frango)! Pode-se, inclusive, utilizar os subprodutos da decomposição como fertilizante em vasos e canteiros.

Assim como em diversas outras atividades produtivas, tem-se buscado a sustentabilidade na avicultura. Os estudos realizados nesta dissertação analisam alguns cenários propostos para reduzir, ao mesmo tempo, os custos de operação e os impactos ambientais gerados por esta atividade. Não é uma questão de "estar na moda", mas sim de se manter competitivo em um mercado tão disputado.

​

bottom of page