top of page

Sustentabilidade

Essa é uma palavra que está "na moda". Apesar de haver sido criada há bastante tempo, apenas nas últimas três décadas é que vem ganhando maior atenção.

O que é sustentabilidade? Existem muitas definições, mas a maioria delas gira em torno da ideia de se gerar produção e renda sem comprometer a qualidade de vida das gerações futuras, ou seja, sem causar impactos irreversíveis no meio ambiente.

Como ser sustentável? O primeiro passo é a conscientização de que todas as nossas ações geram consequências futuras. Por exemplo, se você viajar durante 5 dias e esquecer a torneira pingando, você poderá desperdiçar cerca de 60 litros de água, o que seria suficiente para fazer um almoço e lavar toda a louça (ainda sobraria água).

Conscientização por si só não é suficiente. Devemos nos policiar o tempo todo! Falando ainda da água, pense em todas as vezes que você abre uma torneira, seja para lavar o rosto, escovar os dentes, lavar louça, lavar as mãos, tomar banho, etc. Seria excelente se todos (ou pelo menos, cada vez mais pessoas) prestassem atenção e AGISSEM contra o desperdício de água.

É um hábito dos brasileiros lavar a calçada, desperdiçando uma quantidade enorme de água (talvez esse hábito tenha origens na aparente abundância de água em nosso país). E o que pensariam sobre isso as pessoas que precisam caminhar por muitos quilômetros para buscar alguns baldes de água suja para levar para casa, pois não têm água na torneira? Devemos evitar o desperdício (não apenas de água) com todo o nosso empenho, caso queiramos ser sustentáveis.

Desperdiçar os recursos naturais é uma atitude não-sustentável, já que estaremos prejudicando outras pessoas, da nossa própria geração ou das gerações futuras.

 

Você conhece o termo "pegada ecológica"? É mais ou menos o rastro que deixamos no planeta em termos de consumo de recursos naturais. Não podemos consumir os recursos em uma velocidade maior do que a velocidade de regeneração da natureza, caso contrário chegaremos a um ponto sem volta. Milhões de pessoas há sofrem com a escassez de recursos, enquanto uma minoria desperdiça sem dó.

Desperdício = egoísmo!

bottom of page