top of page

Energias Renováveis

Você já ouvir falar em energias renováveis? (Ou ainda, você já parou pra pensar por que essas formas de energia recebem esse nome?)

A matriz energética brasileira tem como maior parcela a energia hidrelétrica, que apesar de não depender da queima do petróleo, ainda assim pode gerar impactos ambientais significativos, já que costumam demandar o alagamento de grandes áreas de mata. Portanto, a utilização de fontes de energias renováveis é sempre muito bem vinda, até mesmo no Brasil.

Existem diversas formas de energias renováveis. Algumas delas são:

  • Energia solar: tanto para aquecimento como para geração de energia elétrica;

  • Energia de biogás: geração de energia elétrica pela queima de gases da decomposição de resíduos orgânicos;

  • Energia eólica: geração de energia elétrica pela força dos ventos;

  • Energia maremotriz: geração de energia elétrica pela força das marés;

  • Energia geotérmica: geração de energia elétrica pelo calor existente nas camadas mais profundas da superfície da Terra;

  • Energia nuclear: geração de energia elétrica a partir do calor liberado em reações nucleares.

Algumas dessas fontes dependem de condições geográficas. Por exemplo, a energia maremotriz dificilmente poderia ser gerada em uma região como Minas Gerais, que fica distante de qualquer oceano;  Outro exemplo: o Brasil é privilegiado no que diz respeito à energia solar. Aqui o Sol incide com grande intensidade, e ao mesmo tempo temos uma grande área para aproveitá-lo!

Fonte: Wix

Neste trabalho, foram analisadas apenas as três primeiras formas de energias renováveis (solar, biogás e eólica). Foram propostos cenários distintos para implantação de sistemas combinados dessas três formas de energia. Para conhecer em maiores detalhes os resultados obtidos na dissertação, clique nos links acima.

Observação: Não foram estudadas outras formas de energias renováveis por haver pouca relevância das mesmas no local do estudo.

 

 

bottom of page